Chefe da CIA admite relação extraconjugal e renuncia do cargo

Chefe da CIA admite relação extraconjugal e renuncia do cargo

David Petraeus foi considerado responsável por planos bem-sucedidos de retirada do Iraque

AFP

David Petraeus foi considerado responsável por planos bem-sucedidos de retirada do Iraque

publicidade

David Petraeus, diretor da Agência Centra de Inteligência americana (CIA), anunciou nesta sexta-feira sua renúncia do cargo em razão de uma relação extraconjugal. Em uma mensagem aos funcionários, Petraeus admitiu a traição a sua mulher. "Um comportamento como esse é inaceitável", escreveu o general da reserva que havia assumido a agência em julho de 2011.

"Ontem à tarde, fui à Casa Branca e pedi ao presidente (Barack Obama) que aceitasse minha renúncia por razões pessoais. Esta tarde, o presidente aceitou", comentou Petraeus, de 52 anos. "Depois de mais de 37 anos de casamento, demonstrei uma enorme falta de juízo", indicou em sua mensagem.

General popular, considerado o artífice da estratégia que permitiu aos Estados Unidos saírem do atoleiro iraquiano de cabeça erguida, David Petraeus havia deixado o Exército para assumir a CIA.  Obama destacou que "David Petraeus fez um extraordinário trabalho para os Estados Unidos durante décadas" e que sob qualquer ponto de vista, o general foi um dos oficiais mais destacados de sua geração.

Sua renúncia deixa um quebra-cabeça para que seja substituído, já que Obama, a recém reeleito, terá que substituir vários integrantes influentes de seu gabinete, como a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o chefe do Pentágono, Leon Panetta.


Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895