Chefe da diplomacia europeia considera impossível evacuar todos os afegãos de Cabul em agosto

Chefe da diplomacia europeia considera impossível evacuar todos os afegãos de Cabul em agosto

Josep Borrell lamentou que as medidas de segurança adotadas pelos Estados Unidos no aeroporto dificultam a operação

AFP

publicidade

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, considerou "impossível" evacuar todos os colaboradores afegãos até 31 de agosto e lamentou que as medidas de segurança adotadas pelos Estados Unidos no aeroporto de Cabul dificultam a operação. Ele concedeu uma entrevista para a AFP neste sábado (21). "O problema é o acesso ao aeroporto. As medidas de controle e de segurança americanas são muito fortes. Nós reclamamos. Pedimos para que sejam mais flexíveis. Não conseguimos que deixem nossos colaboradores passar", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estabeleceu 31 de agosto como prazo para completar a retirada das tropas do Afeganistão, mas alertou que pode se prolongar para continuar a evacuação. O Exército americano controla atualmente o aeroporto de Cabul e coordena as operações de controle do tráfego aéreo.

"Pelo o que sei, até o momento, os americanos não disseram que vão ficar depois de 31 de agosto, mas poderiam mudar de opinião", disse Borrell. "Querem evacuar 60.000 pessoas entre agora e o final deste mês. É matematicamente impossível", acrescentou.

O chefe da diplomacia europeia visitou neste sábado, junto aos máximos dirigentes da UE, a base militar de Torrejón de Ardoz (nordeste de Madri), onde foi instalado um centro de recepção de funcionários afegãos do bloco em Cabul. O ex-chanceler espanhol afirmou que 150 dos 400 afegãos que trabalhavam para a UE já foram evacuados. "Estou ciente de que é muito insuficiente", acrescentou. "Os aviões se vão enquanto as pessoas continuam na pista".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895