Chefe da Otan diz que ataque contra ex-espião deve ter consequências

Chefe da Otan diz que ataque contra ex-espião deve ter consequências

Grã-Bretanha anunciou na quarta-feira interrupção de acordos bilaterais com Moscou

AFP

Jens Stoltenberg disse que Reino Unido está respondendo de maneira proporcional

publicidade

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, apoiou nesta quinta-feira Londres em sua resposta "proporcional" após o ataque a um ex-espião russo no Reino Unido, dizendo que deve haver "consequências". "O Reino Unido responderá e está respondendo de forma proporcional", mas "ao mesmo tempo, concordo plenamente com a necessidade de uma resposta, porque deve haver consequências quando vemos ações como aquelas que vimos em Salisbury", disse Stoltenberg em entrevista coletiva.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou na quarta-feira uma série de sanções contra a Rússia, incluindo a expulsão de 23 diplomatas russos e a interrupção dos contatos bilaterais, considerando Moscou "culpado" pelo envenenamento do ex-espião e sua filha. Stoltenberg anunciou durante a apresentação do relatório anual da Otan que se reunirá na segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, em Bruxelas, para discutir a tentativa de assassinato de Sergei Skripal.

"A Grã-Bretanha não está sozinha", acrescentou o ex-primeiro-ministro norueguês, que disse que a Otan "irá defender todos os seus membros de qualquer ameaça", mas não deseja entrar em uma "nova Guerra Fria" ou numa corrida armamentista "cara e perigosa".

O líder da organização transatlântica nascida após a Segunda Guerra Mundial defende um diálogo "difícil mas necessário" com Moscou. "Estamos trabalhando para organizar uma reunião do Conselho Otan-Rússia este ano", disse Stoltenberg, pedindo que Moscou "mude sua atitude porque não tem nada a ganhar". Este Conselho reúne-se regularmente desde 2002 para abordar questões de segurança com a Rússia. Em 2017, o corpo se encontrou três vezes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895