Chefes das diplomacias de Rússia e EUA se reunirão na quinta

Chefes das diplomacias de Rússia e EUA se reunirão na quinta

Serguei Lavrov e Antony Blinken se encontrarão em Genebra

AFP

publicidade

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, anunciou, nesta segunda-feira (21), que se reunirá na próxima quinta-feira, 24 de fevereiro, em Genebra, com o secretário de Estado americano, Antony Blinken. A afirmação foi feita durante uma reunião do conselho de segurança russo dedicada à crise ucraniana e presidida pelo presidente Vladimir Putin.

Lavrov disse que Blinken telefonou para ele "alguns dias" depois de a Rússia responder às propostas de segurança dos Estados Unidos, dizendo-se "disposto a se reunir e discuti-las". Moscou nega ter planos de invadir a Ucrânia, mas exige garantias de que esta ex-república soviética nunca ingressará na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), assim como o fim da expansão dessa aliança para suas fronteiras. Até agora, suas demandas foram rejeitadas pelo Ocidente.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse ser prematuro o planejamento de um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. "Uma reunião é possível caso os chefes de Estado a considerem útil", acrescentou, antes de afirmar que Biden e Putin sempre têm a possibilidade de conversar "por telefone ou de outra maneira quando necessário". 

A proposta de reunião foi anunciada após um fim de semana de gestão diplomática do presidente da França, Emmanuel Macron, que conversou duas vezes por telefone com Putin, além de ter dialogado com Biden e o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895