Chile reativa pedido de extradição aos EUA de acusado de crime de Víctor Jara

Chile reativa pedido de extradição aos EUA de acusado de crime de Víctor Jara

Solicitação foi feita em 2014 mas permanece sem resposta

AFP

publicidade

A Chancelaria chilena reativará um pedido de extradição do ex-oficial Pedro Pablo Barrientos Núñez, nos Estados Unidos desde 1989, acusado de ser o autor material do crime do afamado folclorista Víctor Jara em 1973, disse o chanceler chileno Roberto Ampuero. "É um caso de violações aos direitos humanos e, por isso, é essencial reativar esse caso que está pendente há muito tempo", disse Ampuero ao jornal "La Tercera".

O Chile pediu em 2014 oficialmente aos Estados Unidos a extradição de Barrientos, mas a demanda permanece sem resposta. Em um julgamento civil, um tribunal federal americano declarou, em junho de 2016, o ex-oficial chileno responsável pelo assassinato de Víctor Jara, e ordenou que pagasse 28 milhões de dólares em compensação a sua família.

A reativação do pedido de extradição de Barrientes segue a decisão emitida na terça-feira pelo juiz chileno Miguel Vázquez, que condenou nove militares reformados pelo assassinato do folclorista. Jara foi alvejado dias depois do golpe de Estado que instalou a ditadura de Augusto Pinochet, em 1973.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895