China anuncia novos compromissos climáticos antes da COP26

China anuncia novos compromissos climáticos antes da COP26

Pequim se compromete a alcançar seu pico de emissões "antes de 2030"

AFP

China - Meio Ambiente - COP 26

publicidade

Primeira colocada na emissão mundial de gases de efeito estufa, a China entregou oficialmente, nesta quinta-feira, seus novos compromissos climáticos – anunciou a ONU, a três dias do início da COP26, conferência crucial contra o aquecimento global.

Em sua nova "Contribuição Determinada em Nível Nacional (NDC, na sigla em inglês)", Pequim se compromete a alcançar seu pico de emissões "antes de 2030", e a neutralidade de carbono, "antes de 2060". Estas metas se mantêm dentro do que já havia sido antecipado pelo presidente Xi Jinping.

Apresentadas no site da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), estas novas contribuições preveem reduzir a intensidade de carbono (emissões de CO2 em relação ao PIB) em mais de 65% em relação a 2005.

Em sua NDC anterior, a China se comprometia a reduzir sua intensidade de carbono entre 60% e 65%, até 2030, e a conseguir seu pico de carbono "por volta de 2030".

Em sua nova contribuição, Pequim lembra que os países desenvolvidos devem "assumir suas responsabilidades históricas e continuar liderando, com clareza, a redução de emissões".

A nova NDC da China, país que emite mais de 25% dos gases do efeito estufa do mundo, era muito esperada às vésperas da COP26, que começa no domingo (31) em Glasgow, na Escócia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895