China apresenta queixa formal ao Reino Unido por incidente no consulado de Manchester

China apresenta queixa formal ao Reino Unido por incidente no consulado de Manchester

Diplomatas agrediram manifestante durante protesto na cidade

AFP

publicidade

A China anunciou nesta quarta-feira (19) que apresentou uma queixa formal ao Reino Unido sobre uma briga entre seus diplomatas e um ativista pró-democracia de Hong Kong no consulado chinês de Manchester, um incidente que aumentou a tensão entre os dois países. As autoridades chinesas iniciaram o processo contra seus colegas britânicos para reclamar, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, antes de destacar que vários funcionários do consulado ficaram "feridos".

O Reino Unido advertiu a China na terça-feira sobre o direito de livre manifestação em território britânico, depois de convocar um diplomata de Pequim em Londres. A agressão aconteceu em Manchester (norte da Inglaterra) no domingo, dia de abertura do congresso do Partido Comunista em Pequim, que deve conceder um terceiro mandato ao presidente Xi Jinping.

Várias pessoas protestaram diante do consulado chinês em defesa dos direitos democráticos em Hong Kong. Um vídeo da agressão, que viralizou nas redes sociais, mostra um grupo de homens espancando um manifestante caído no chão atrás da cerca do consulado. Pequim afirma que os manifestantes entraram "ilegalmente" na representação diplomática.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895