China diz que EUA "brincam com fogo" sobre Taiwan

China diz que EUA "brincam com fogo" sobre Taiwan

Joe Biden prometeu defender Taiwan se Pequim tentar ocupá-la à força

AFP

Pequim havia solicitado uma quantidade de possíveis represálias de US$ 7 bilhões anualmente

publicidade

Os Estados Unidos estão "brincando com fogo", advertiu nesta segunda-feira (23) o governo chinês após o presidente americano, Joe Biden, prometer defender Taiwan se Pequim tentar ocupá-la à força. A informção é da agência estatal Xinhua. Os Estados Unidos estão "usando a 'carta de Taiwan' para conter a China, e vão se queimar", disse Zhu Fenglian, uma porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado.

O governo americano considera Japão e Coreia do Sul eixos da ofensiva dos Estados Unidos contra a crescente força comercial e militar da China, assim como parceiros na aliança ocidental para isolar a Rússia após a invasão da Ucrânia. Em uma entrevista coletiva conjunta durante visita ao Japão, Biden e o premiê japonês Fumio Kishida adotaram um tom firme a respeito da China e defenderam a "visão comum de (uma região) Indo-Pacífico livre e aberta". Também concordaram na necessidade de vigiar a atividade naval chinesa em uma região na qual Pequim tem grandes ambições.

Ao ser questionado se Washington atuaria militarmente contra Pequim em caso de tentativa chinesa de tomar o controle de Taiwan pela força, o presidente americano respondeu: "É o compromisso que assumimos".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895