Combates entre clãs na Somália deixam ao menos 23 mortos

Combates entre clãs na Somália deixam ao menos 23 mortos

Milícias usaram armas de grande porte durante conflitos na região de Hiiraan

AFP

publicidade

Ao menos 23 pessoas morreram desde terça-feira em combates entre milícias de dois clãs rivais que disputam terras em uma zona do Centro da Somália, na fronteira com a Etiópia, anunciaram autoridades e chefes tribais.

Os combates entre os clãs Dir e Hawadle explodiram na região de Hiiraan, perto das aldeias de Burdhinle e Hada-Ogle, na fronteira com a Etiópia. "Segundo nossas informações, muitas pessoas morreram, em sua maioria combatentes. Está confirmado que 23 pessoas morreram, mas o balanço pode ser mais elevado", declarou chefe tribal da localidade de Beledweyne, Osman Ahmed.

De acordo com Ahmed, armas de grande porte foram usadas nos conflitos. "Os combates foram intensos e as milícias dos clãs utilizaram armas pesadas montadas em veículos", acrescentou. "Há cada vez mais mortos devido às armas pesadas utilizadas pelas duas partes", disse outro chefe tribal Abdule Muhumed.

Segundo uma fonte dos serviços de segurança, milicianos Dir, com armas pesadas, cruzaram a fronteira a partir da Etiópia para apoiar os da Somália. Em 2013 haviam ocorrido combates entre os milicianos de Dir e Hawadle que disputam terras de pastoreio.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895