Conselho de DH da ONU aprova debate urgente sobre invasão russa da Ucrânia

Conselho de DH da ONU aprova debate urgente sobre invasão russa da Ucrânia

Reunião deve acontecer na quinta-feira

AFP

publicidade

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta segunda-feira a convocação de um debate urgente na próxima quinta-feira, a pedido de Kiev e apoiado por uma ampla coalizão de países, pela invasão russa da Ucrânia.

A Rússia, que era contrária, propôs uma votação. A iniciativa foi aprovada com 29 votos a favor, 5 contra - incluindo China e Cuba, além da Rússia - e 13 abstenções (o Conselho tem 47 membros).

"Não foi apenas um ataque contra a Ucrânia, mas contra todos os Estados membros da ONU, contra as Nações Unidas e contra os princípios que levaram à criação desta organização", denunciou a representante permanente da Ucrânia na ONU, Yevheniia Filipenko.

"Esta proposta de debate urgente não tem nada a ver com as verdadeiras questões de direitos humanos na Ucrânia", argumentou o embaixador russo, Guennadi Gatilov, que explicou que, diante das supostas violações dos direitos humanos nas regiões separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia, "não restava outra opção" a não ser realizar a operação.

A Ucrânia e seus apoiadores esperam que o debate urgente permita adotar uma resolução que condene a invasão, assim como pedindo a criação de um mecanismo dentro da ONU para investigar supostas violações de direitos humanos pelas tropas do presidente russo, Vladimir Putin.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895