Conselho de Segurança da ONU terá reunião urgente sobre Coreia do Norte

Conselho de Segurança da ONU terá reunião urgente sobre Coreia do Norte

Ataque contra ilha da Coreia do Sul matou dois soldados

AFP

O ataque matou dois soldados de Seul e deixou vários feridos

publicidade

O Conselho de Segurança da ONU prepara uma uma reunião urgente após o ataque da Coreia do Norte a uma ilha da Coreia do Sul. A informação foi dada em Paris por uma fonte diplomática francesa. Minutos antes, a ministra francesa das Relações Exteriores, Michele Alliot Marie, pediu em um comunicado o fim das provocações de parte da Coreia do Norte.

A chefe da diplomacia de Paris condenou os disparos de artilharia norte-coreanos contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong que matou dois soldados de Seul e deixou vários feridos. "A França pede à Coreia do Norte o fim das provocações e uma abstenção de qualquer novo ato que possa agravar a tensão na região", disse. A ministra francesa também saudou o espírito de responsabilidade demonstrado pelas autoridades de Seul.

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando dois soldados e deixando outras 18 pessoas feridas.O ataque provocou uma resposta imediata da Coreia do Sul e um aumento da tensão após a revelação de um novo programa de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

Segundo o canal YTN, quase 50 obuses caíram na ilha de Yeonpyeong, que tem 1.000 habitantes, localizada no Mar Amarelo, em uma área disputada pelas duas Coreias e que já registrou incidentes no passado. Dois soldados sul-coreanos morreram no ataque. Ao anunciar o balanço, o general Lee Hong-Ki informou ainda que cinco militares estão gravemente feridos e outros 10 sofreram ferimentos leves. Além disso, três civis foram feridos.

Os disparos foram executados dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados.

Leia mais

Rússia condena bombardeio norte-coreano contra ilha da Coreia do Sul

Casa Branca condena ataque norte-coreano

Após ataque, Coreia pode agir para estabilizar mercados

Japão fica em alerta devido a conflito entre Coreias

Ataque da Coreia do Norte contra ilha sul-coreana deixa países em alerta máximo

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895