Coreia do Norte aceita discutir reunião de famílias separadas pela guerra

Coreia do Norte aceita discutir reunião de famílias separadas pela guerra

Uma centena de pessoas espera poder participar

AFP

publicidade

A Coreia do Norte deu sua aprovação, nesta segunda-feira, para as negociações sobre a organização de novas reuniões de famílias separadas pela guerra. o anúncio foi feito pelo ministério da Unificação sul-coreano. Pyongyang está disposta a participar destas negociações, na quarta ou quinta-feira, na cidade fronteiriça de Panmunjom, onde em 1953 foi assinado o armistício entre as duas Coreias.

"Comemoramos que o Norte tenha finalmente aceitado discutir as reuniões" de família, declarou o porta-voz ministerial, Kim Eui-Do, em um encontro com a imprensa. "Levando-se em conta a urgência, vamos começar os preparativos para permitir estas reuniões o mais rápido possível", acrescentou o funcionário.

Em setembro, Pyongyang cancelou no último minuto as reuniões previstas entre membros de famílias separadas desde a guerra na península asiática (1950-1953), amparando sua negativa na hostilidade de Seul. Estes seriam os primeiros encontros realizados nos últimos três anos. Sob a égide da Cruz Vermelha Internacional, desde 2000 muitos familiares separados puderam compartilhar alguns dias juntos depois de décadas sem se ver.

Cerca de 17 mil0 coreanos, do Sul e do Norte, puderam, desta maneira, abraçar um filho, uma irmã ou um pai, depois de um longo tempo afastados. Não está autorizada a comunicação postal ou telefônica entre os dois países.
Na realidade, milhares de coreanos estavam de um lado ou do outro da fronteira após a guerra, e a maioria morreu sem voltar a encontrar seus parentes.

O número de pessoas que esperam, do lado sul-coreano, para ver seus parentes chega a 71 mil, metade delas com mais de 80 anos. Na semana passada, a Coreia do Sul propôs organizar estas reuniões entre 17 e 21 de fevereiro, que seriam realizadas na estação montanhosa de Kumgang, no Norte. Uma centena de pessoas espera poder participar das mesmas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895