Coreia do Norte diz que voltará a negociar quando EUA atender suas exigências

Coreia do Norte diz que voltará a negociar quando EUA atender suas exigências

Negociações sobre a desnuclearização do país comunista estão paralisadas desde fevereiro passado

AFP

Líder Kim Jong Un recebeu mensagem de feliz aniversário de Donald Trump

publicidade

As autoridades norte-coreanas informaram neste sábado que receberam uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com votos de feliz aniversário para o líder Kim Jong Un, embora tenham alertado que só voltarão à mesa de negociações quando Washington aceitar suas exigências. 

O presidente americano e Kim se reuniram três vezes desde junho de 2018, mas as negociações sobre a desnuclearização do país comunista estão paralisadas desde o fracasso da cúpula de Hanói em fevereiro passado. Antes desse fracasso, Trump havia dito que ele e Kim tinham um excelente relacionamento. 

Kim Kye Gwan, consultor do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, disse neste sábado que a carta de Trump a Kim chegou diretamente ao Estado isolado dos Estados Unidos. "Como todos sabem, é verdade que as relações pessoais entre (Kim Jong Un) e o presidente Trump não são ruins", disse em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial KCNA.

No entanto, seria "ingênuo" esperar que Pyongyang retome o diálogo devido a esse relacionamento pessoal caloroso, afirmou o comunicado. Quanto às negociações paralisadas sobre o programa nuclear norte-coreano, só seria possível retomar o diálogo caso Washington concorde "de maneira absoluta" com assuntos propostos pela Coreia do Norte em outras reuniões.

No entanto, o líder norte-coreano está cético em relação à aceitação das demandas de Pyongyang, uma vez que "sabemos bem que os Estados Unidos não estão preparados nem são capazes de fazê-lo". "Sabemos o caminho que devemos seguir e seguiremos nosso próprio caminho", acrescenta. 

Em uma reunião do partido no poder em dezembro, Kim Jong Un declarou o fim da moratória norte-coreana em testes de mísseis balísticos nucleares e intercontinentais. A proibição voluntária foi o principal ponto da diplomacia nuclear entre Pyongyang e Washington nos últimos dois anos, embora com pouco progresso. 

As informações neste sábado na KCNA acontecem um dia depois que uma importante autoridade sul-coreana disse que Trump pediu a Seul para enviar uma mensagem de parabéns pelo aniversário de Kim Jong Un.

A Coréia do Norte nunca confirmou a idade ou data de nascimento de Kim, mas em 8 de janeiro de 2014, o astro do basquete Dennis Rodman cantou o "Parabéns pra Você" antes de uma partida de exibição em Pyongyang. No entanto, Kim acusou Washington de tentar manipular sentimentos com objetivos políticos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895