Coreia do Norte promete fechar local de testes de mísseis

Coreia do Norte promete fechar local de testes de mísseis

Anúncio foi feito pelo presidente sul-coreano após cúpula em Pyongyang

AFP

Kim e Moon participaram de cúpula em Pyongyang

publicidade

A Coreia do Norte fechará seu sítio de testes de mísseis de Tongchang-ri, anunciou nesta quarta-feira o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em entrevista coletiva após sua cúpula em Pyongyang com o líder norte-coreano, Kim Jong Un. "O Norte aceitou fechar, de forma permanente, o sítio de testes de mísseis de Tongchang-ri e a base de lançamento de mísseis, na presença de especialistas dos países afetados", declarou Moon. O líder sul-coreano revelou ainda que a Coreia do Norte poderá fechar seu complexo nuclear de Yongbyon, desde que Washington adote as "medidas correspondentes", sem precisar quais.

A Coreia do Norte é alvo de múltiplas sanções do Conselho de Segurança da ONU devido a seus programas nuclear e balístico, e já realizou numerosos lançamentos de mísseis a partir de Tongchang-ri, mas também de outros locais, como o Aeroporto Internacional de Pyongyang. Kim Jong Un revelou que poderá viajar a Seul "em um futuro próximo", no que seria a primeira visita de um líder norte-coreano à capital sul-coreana desde a divisão da Península. "Prometi ao presidente Moon Jae-in que visitarei Seul em um futuro próximo", disse Kim durante a entrevista coletiva ao final da cúpula em Pyongyang.

Moon Jae-in, que visitou a capital norte-coreana com o objetivo de relançar as negociações sobre a eliminação das armas nucleares da Península, avaliou que a visita poderá ocorrer este ano, sempre e quando não a impeçam "circunstâncias particulares". Na terça-feira, o departamento americano de Estado havia manifestado a esperança de Washington em que a Cúpula permitisse "um passo significativo e verificável em direção à desnuclearização da Coreia do Norte".

Ao destacar que se trata do terceiro encontro entre Moon Jae-in e Kim Jong Un, a porta-voz do departamento de Estado Heather Nauert destacou "a oportunidade histórica" para o dirigente norte-coreano de "cumprir o compromisso" assumido na cúpula com o presidente americano, Donald Trump, em Singapura. Na cúpula histórica em Singapura em 12 de junho, Kim reiterou ao presidente dos Estados Unidos seu compromisso para avançar até a "desnuclearização completa da península coreana".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895