Coreia do Norte publica suposta carta de Kim Jong-un

Coreia do Norte publica suposta carta de Kim Jong-un

Em meio a rumores sobre a saúde do líder norte-coreano, agência divulga carta que ele teria enviado ao presidente da África do Sul nesta segunda

Por
R7

Kim Jong Un teria enviado carta para a África do Sul


publicidade

Em meio a incontáveis rumores e incerteza sobre o estado de saúde do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a agência estatal KCNA publicou nesta segunda-feira (27) uma carta dele para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Com data desta segunda, o documento seria uma 'prova' da saúde do ditador.

No documento, Kim parabeniza Ramaphosa pela data. No dia 27 de abril, a África do Sul comemora o Dia da Liberdade pois nesse dia, em 1994, foi realizada a primeira eleição após o fim do apartheid, que terminou com a vitória de Nelson Mandela.

Na carta, o norte-coreano diz ao sul-africano que espera que seus país "ampliem seus laços de amizade" e seria apenas uma correspondência normal entre líderes de dois países, se não fossem os diversos boatos e versões sobre a saúde de Kim Jong-un nas últimas semanas.

Longe dos olhos

Ele não foi visto em público no dia 15 de abril, principal feriado do país por ser o aniversário de seu avô, Kim Il-sung, o primeiro líder norte-coreano. Depois, a imprensa norte-americana publicou uma notícia sobre uma possível complicação em uma cirurgia cardíaca que o teria deixado em estado crítico.

Desde então, o governo norte-coreano e também o da Coreia do Sul vêm negando que ele esteja com problemas de saúde. Também nesta segunda, um editorial em nome de Kim Jong-un foi publicado no principal jornal da Coreia do Norte, mas também sem fotos recentes do líder.


No texto, ele agradece aos operários que trabalham no projeto de turismo na península de Kalma, na cidade de Wonsan, precisamente o local onde as imagens de satélite mostraram o trem especial do líder estacionado