Coreia do Sul usa bens congelados para pagar dívidas do Irã na ONU

Coreia do Sul usa bens congelados para pagar dívidas do Irã na ONU

Pagamento foi realizado na sexta-feira em cooperação com os Estados Unidos e a Organização

AFP

publicidade

A Coreia do Sul utilizou 18 milhões de dólares em bens iranianos congelados para pagar as dívidas de Teerã na ONU, informou Seul neste domingo.

O pagamento foi realizado na sexta-feira em cooperação com os Estados Unidos e a ONU, depois que o Irã fez uma "solicitação de emergência" à Coreia do Sul para pagar as dívidas, informou o ministério sul-coreano das Finanças.

O Irã tem mais de US$ 7 bilhões em fundos de petróleo congelados em bancos sul-coreanos devido às sanções dos EUA. "O direito do Irã de votar na Assembleia Geral da ONU deve ser restaurado imediatamente mediante o pagamento", disse o ministério sul-coreano.

O país islâmico era o terceiro maior parceiro comercial da Coreia do Sul antes de os Estados Unidos se retirarem unilateralmente de um acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências mundiais, reimpondo sanções. A ONU citou dívidas não pagas ao suspender o direito do Irã de votar na Assembleia Geral deste mês.

De acordo com a carta da ONU, um país-membro perde o direito de voto quando suas dívidas são iguais ao que deveria ter pago nos dois anos anteriores.

O Irã também perdeu o direito de votar no ano passado por dívidas não pagas. Na ocasião, disse que não poderia quitar nem mesmo o valor mínimo devido às sanções econômicas americanas.

Após meses de negociação, o Irã recebeu uma exceção para acessar o dinheiro bloqueado pelos Estados Unidos e recuperou seu direito de voto em junho, a tempo da eleição dos novos membros do Conselho de Segurança.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895