Cruz Vermelha diz estar pronta para coordenar retirada de civis de Mariupol

Cruz Vermelha diz estar pronta para coordenar retirada de civis de Mariupol

Rússia anunciou cessar-fogo na cidade

AFP

publicidade

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou que está disposto a coordenar a retirada dos civis que estão bloqueados na cidade de Mariupol a partir de sexta-feira, desde que tenha as garantias necessárias, afirmou a organização em um comunicado. "É vital que estas operações aconteçam. A vida de dezenas de milhares de pessoas em Mariupol depende disso", afirmou o CICV, que já tentou diversas vezes organizar retiradas que não aconteceram por problemas de segurança.

O ministério da Defesa russo anunciou na quarta-feira um cessar-fogo para esta quinta-feira e a abertura de corredores para a retirada de civis, que estão bloqueados há várias semanas na cidade, bombardeada pelas forças russas.

"Nossas equipes estão a caminho com equipamentos e suprimentos médicos, pré-posicionados para facilitar a passagem segura dos civis para fora de Mariupol", afirma o comunicado.

Acompanhe o avanço das tropas russas na Ucrânia a cada dia

"Por razões logísticas e de segurança, estaremos preparados para coordenar as operações de passagem segurança na sexta-feira, desde que todas as partes alcancem um acordo sobre os termos exatos, incluindo a rota, o horário de início e a duração", afirmou o CICV.

O governo ucraniano pretende enviar 45 ônibus para retirar civis, enquanto a Rússia declarou que está "disposta a abrir o acesso aos comboios humanitários a partir de Mariupol", na direção da cidade de Zaporizhzhia, segundo a vice-primeira-ministra ucraniana, Irina Vereshchuk.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895