Dentista holandês suspeito de mutilar pacientes será extraditado para a França

Dentista holandês suspeito de mutilar pacientes será extraditado para a França

Pacientes apresentaram desde início de septicemia a infartos

AFP

publicidade

Um dentista holandês, suspeito de ter mutilado dezenas de pacientes enquanto exercia a profissão no centro da França, será extraditado, anunciou nesta sexta-feira a justiça holandesa. Mark van Nierop, apelidado de "o dentista do horror" pela imprensa holandesa, é suspeito de abuso e fraude por sua atividade de dentista em Château-Chinon, no centro de França, indicou em um comunicado o tribunal de Amsterdã.

A polícia de Bourges o deteve em maio de 2013 depois de receber reclamações de dezenas de pacientes que, após serem tratados por Van Nierop, apresentaram "desde início de septicemia a infartos, passando por todos os tipos de problemas dentários". Os meios de comunicação holandeses também mencionaram dentes saudáveis extraídos por nenhuma razão ou cobranças abusivas.

Contudo, antes do julgamento, Van Nierop fugiu para o Canadá e a França emitiu um mandado de captura internacional. A extradição para a França não tinha sido assegurada até agora, porque depois de ser preso no Canadá, Van Nierop garantiu que tinha matado sua esposa na Holanda em 2006.

De acordo com a agência de notícias holandesa ANP, a justiça deste país ainda está investigando o caso e, enquanto espera uma decisão final, vai entregá-lo à França para que seja julgado pelo processo iniciado em 2013.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895