capa

Deslizamento de terra deixa ao menos 19 mortos na Colômbia

Oito casas foram soterradas e 14 pessoas estão desaparecidas

publicidade

Pelo menos 19 pessoas morreram e 14 estão desaparecidas em um deslizamento de terra que soterrou oito casas em uma área rural no sudoeste da Colômbia, informaram as agências de socorro. "Nossa solidariedade aos parentes das vítimas do deslizamento ocorrido esta madrugada em Rosas, Cauca, devido às fortes chuvas", escreveu o presidente colombiano, Iván Duque, no Twitter.

O presidente viajou para o local e anunciou ajuda aos desabrigados, cujo número não parou de aumentar ao longo do dia. O evento, que aconteceu na madrugada deste domingo, também deixou três feridos, segundo Gañán.

Junto com as equipes de resgate, dezenas de vizinhos ajudaram durante o dia nas buscas pelos desaparecidos. "Uma avalanche desceu por volta das três horas da manhã e muitas pessoas morreram porque aqui havia casas, e, portanto, estamos tentando resgatá-los", disse Carlos Zambrano, um morador local, com uma pá na mão.

O evento, de magnitude incomum em um país em que deslizamentos de terra são freqüentes, também afetou uma importante estrada que liga os departamentos de Cauca e Nariño. A Colômbia vem enfrentando a primeira estação chuvosa do ano há mais de um mês, e a Unidade Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastres emitiu alertar para a região andina (centro), bem como para os litorais do Caribe e do Pacífico.