Destróier americano derruba 14 drones lançados do Iêmen no Mar Vermelho

Destróier americano derruba 14 drones lançados do Iêmen no Mar Vermelho

Huthis, aliados ao Irã, já haviam alertado que atacariam embarcações que navegassem ao longo da costa do Iêmen

AFP

Nas últimas semanas, vários mísseis e drones foram abatidos por navios de guerra americanos e franceses

publicidade

Um destróier americano derrubou, neste sábado (16), 14 drones disparados de regiões do Iêmen controladas por huthis no Mar Vermelho, informou o comando militar dos Estados Unidos no Oriente Médio (Centcom). Foram 'identificados como drones de ataque e derrubados sem causar danos às embarcações na região e sem que tenham sido reportados feridos', afirmou a Centcom em sua conta na rede social X (ex-Twitter).

A operação, liderada pelo destróier USS Carney, foi realizada 'nas primeiras horas de sábado', detalhou o Exército americano.

Os huthis, aliados ao Irã, já haviam alertado que atacariam embarcações que navegassem ao longo da costa do Iêmen e que tivessem ligações com Israel, em resposta à guerra entre este país e o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza. Este movimento político-militar, que controla grande parte do Iêmen, pertence ao chamado 'eixo de resistência' contra Israel.

Veja Também

Nas últimas semanas, vários mísseis e drones foram abatidos por navios de guerra americanos e franceses que patrulham a área. Na madrugada de sábado, um destróier britânico também derrubou um 'suposto drone de ataque dirigido contra embarcações mercantis no Mar Vermelho', anunciou o ministro da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps.

Grandes empresas do transporte marítimo como a francesa CMA CGM, o grupo dinamarquês Maersk e a alemã Hapag-Lloyd anunciaram a suspensão da travessia de seus porta-contêineres pelo Mar Vermelho devido aos ataques.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895