Dezenove migrantes são resgatados no Canal da Mancha

Dezenove migrantes são resgatados no Canal da Mancha

Grupo foi localizado na madrugada deste domingo

AFP

publicidade

Dezenove migrantes que tentavam chegar à Grã-Bretanha a partir da França foram resgatados na madrugada deste domingo em um bote inflável no Canal da Mancha, anunciou a guarda-costeira britânica. A instituição recebeu um pedido de ajuda no sábado pouco antes da meia-noite e a embarcação, com 19 pessoas a bordo, foi localizada neste domingo às 2h locais (22h de Brasília), detalharam os socorristas.

As autoridades britânicas mobilizaram um helicóptero a partir da cidade de Lydd e barcos de resgate a partir das localidades costeiras de Dungeness e Folkestone. A companhia nacional de resgate no mar (SNSM) de Calais, no norte da França, ajudou na operação, disse seu presidente, Bernard Barron.

De quatro a cinco mil migrantes ilegais esperam em Calais e em outras localidades do norte da França uma oportunidade para cruzar em direção à costa inglesa, embora as tentativas de fazê-lo em embarcações precárias sejam pouco frequentes, diante dos riscos da travessia. "Os náufragos, que resultaram ser migrantes, telefonaram para suas famílias, que por sua vez alertaram as autoridades, e resgatistas de ambos os lados da Mancha foram mobilizados", disse
Barron à AFP.

"Isso confirma nossos temores: os traficantes de pessoas estão dispostos a tomar iniciativas extremas. (...) Este périplo é muito perigoso", acrescentou Barron, ressaltando que o mar estava muito agitado na noite de sábado. No início de fevereiro, quatro migrantes iranianos foram resgatados milagrosamente no Canal da Mancha graças a outro migrante que pôde chegar à praia de Sangatte, no norte da França, e alertar os socorristas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895