Dilma diz que está vinculada à Bulgária por "laços de sangue"

Dilma diz que está vinculada à Bulgária por "laços de sangue"

Presidente iniciou hoje visita de dois dias ao país

AFP

Dilma Rousseff e Georgui Parvanov na Bulgária

publicidade

Dilma Rousseff iniciou nesta quarta-feira uma visita de dois dias à Bulgária, país onde nasceu o pai da presidente. "Estou feliz e emocionada", afirmou durante uma cerimônia na sede da presidência búlgara, ao lado do chefe de Estado Georgui Parvanov.

Dilma afirmou estar vinculada à Bulgária "por laços de sangue, e pela memória de meu pai", que emigrou do país em 1929 e faleceu no Brasil em 1962. 

A presidente brasileira, que foi condecorada por Parvanov com a ordem Stara Planina, a maior distinção da República da Bulgária, defendeu mais relações econômicas e políticas com o país europeu. "Meu país vê na Bulgária um sócio nesta região, onde queremos estreitar e expandir nossa presença" disse a presidente.

Brasil e Bulgária assinarão nesta quarta-feira um acordo de cooperação econômica e outro na área de informática. Dilma deve participar durante a tarde em um fórum econômico Bulgária-Brasil, que terá as presenças de representantes de grandes empresas brasileiras como Petrobras, Vale, Eletrobras, Marcopolo e Embraer.

Na quinta-feira, a presidente terá a parte mais emotiva da visita à Bulgaria, com uma viagem a Gabrovo – cidade que fica a 230 km de Sofia, aos pés da cadeia de montanhas dos Bálcãs – onde seu pai, Petar, nasceu em 1900.

Dilma Rousseff desembarcou na Bulgária nessa terça-feira à noite procedente de Bruxelas. A viagem pela Europa terminará na Turquia.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895