Dilma pretende visitar o Chile

Dilma pretende visitar o Chile

Patriota agradece chanceler chileno apoio prestado ao Brasil

Agência Brasil

publicidade

A presidente Dilma Rousseff quer ir ao Chile, disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota. A data da visita ainda não foi definida. Nessa segunda-feira, Patriota conversou por telefone com o chanceler do Chile, Alfredo Moreno, para agradecer o apoio na retirada dos brasileiros que estavam na base e também nas operações seguintes.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou ainda que o “Brasil também manifesta seu reconhecimento pelo inestimável apoio prestado” pelos governos da Argentina, da Polônia e do Uruguai que, por meio de suas bases na Antártica, prestaram ajuda e apoio no socorro aos brasileiros.

O acidente na base brasileira de pesquisas científicas ocorreu por volta das 2h desse sábado. Um incêndio destruiu 70% da base e matou os militares Roberto Lopes dos Santos e Carlos Alberto Vieira Figueiredo – os corpos de ambos chegaram nesta terça-feira ao Rio de Janeiro. Na madrugada dessa segunda-feira, um grupo de 40 pessoas, vindo da estação brasileira, desembarcou também no Rio.

Paralelamente, o governo brasileiro informou que pretende reconstruir a estação. A previsão, de acordo com especialistas, é que o processo de reconstrução da base dure cerca de dois anos. Nos próximos dias, a coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), Yocie Yoneshigue Valentin, vai se reunir com os pesquisadores que desenvolviam trabalhos de campo na Antártica para avaliar as perdas base.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895