Doença misteriosa na Índia deixa rastros de metal no sangue

Doença misteriosa na Índia deixa rastros de metal no sangue

No entanto, amostras são pouco significativas para afirmar que esses dois metais causaram o problema de saúde em massa

AFP

Fenômeno, que causou uma morte e mais de 550 internações por intoxicação, foi detectado neste fim de semana

publicidade

Os afetados por uma doença misteriosa em uma cidade indiana, que causou a morte de uma pessoa e centenas de intoxicações, mostra altos níveis de chumbo e níquel no sangue, informaram as autoridades nesta terça-feira.

O fenômeno foi detectado neste fim de semana em Eluru, no estado de Andhra Pradesh. De sábado até esta terça, mais de 550 pessoas foram hospitalizadas e uma delas morreu com convulsões, náuseas e dores.

O governo enviou especialistas em virologia do Centro Nacional de Controle de Doenças e do Instituto de Ciências Médicas, após descartar um episódio de "histeria em massa" em plena crise da pandemia de Covid-19.

As amostras de sangue de dez pessoas revelaram altos níveis de chumbo e níquel, declarou o diretor do hospital de Eluru, A. V. Mohan. No entanto, as amostras são pouco significativas para afirmar que esses dois metais causaram o problema de saúde em massa, em uma cidade de 200.000 habitantes.

Segundo um relatório publicado na segunda-feira, a doença pode causar "um ataque epilético de 3 a 5 minutos, perda de memória, ansiedade, vômitos, dor de cabeça e nas costas". Na região não há grandes fábricas e os especialistas estão analisando a comida e a água.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895