Donald Trump declara estado de emergência no Havaí por ameaça do furacão Lane

Donald Trump declara estado de emergência no Havaí por ameaça do furacão Lane

Fenômeno pode atingir ilha com ventos de até 215 km/h

AFP

Donald Trump declara estado de emergência no Havaí por ameaça do furacão Lane

publicidade

O presidente americano Donald Trump declarou estado de emergência no Havaí, liberando fundos federais diante da passagem iminente do furacão Lane pelo arquipélago, informou nesta quinta-feira a Casa Branca. As autoridades americanas disseram que Lane havia enfraquecido ligeiramente, tornando-se um furacão de categoria 4, mas ainda constitui uma ameaça com ventos de até 215 km/h, chuva forte e ondas perigosas. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) advertiu que Lane poderia produzir "chuvas excessivas" nas ilhas durante o fim de semana, causando "inundações e deslizamentos perigosos para a vida humana".

A proclamação do estado de emergência proporciona à Agência Federal de Emergência (FEMA) "a ajuda adequada para medidas de emergência", explicou a Casa Branca em um comunicado. Trump pediu aos moradores que se prepararem, enquanto a Marinha afirmou que está movendo alguns de seus navios e submarinos para evitar que sejam pegos no porto quando o furacão chegar.

De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões do Pacífico (CPHC), Lane está a 370 quilômetros da costa de Kailua-Kona e 540 quilômetros de Honolulu, capital do estado. Lane deve atingir as principais ilhas havaianas estre esta quinta-feira à tarde e sexta-feira, segundo NOAA.

Os furacões não costumam atingir a terra firme no Havaí, onde a última grande tempestade a atingir o estado foi há quase três décadas, quando o furacão Iniki chegou na ilha de Kauai, deixando seis mortos e causando danos de milhares de dólares.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895