Eleições no Haiti terminam com protestos

Eleições no Haiti terminam com protestos

Concorrentes pediram o cancelamento dos resultados, que devem ser divulgados até o próximo dia 7 de dezembro<br />

Luciano Nagel / Rádio Guaíba

Batalhão Brasileiro das Forças de Paz da ONU monitaram as ruas da capital durante eleição presidencial

publicidade

As eleições do Haiti terminaram em confusão nesse domingo (28/11), quando 12 dos 19 candidatos à presidência denunciaram “fraude maciça”. Os concorrentes pediram o cancelamento dos resultados, que devem ser divulgados até o próximo dia 07 de dezembro.
 
Alguns problemas pontuais foram registrados pela reportagem da Rádio Guaíba durante a votação. Muitos haitianos não encontravam seus nomes nas listas das seções para votar. Além disso, alguns setores eleitorais iniciaram a votação com até uma hora de atraso, causando revolta no povo.

Cerca de 11 mil soldados das forças de paz da ONU estão garantindo a segurança e apoio logístico para o processo eleitoral. Os eleitores escolheram também 99 deputados e os ocupantes de 11 das 30 vagas do Senado.

O novo presidente herdará um país em ruínas, com um desemprego generalizado e mais de 1,3 milhão de desabrigados. Dependerá ainda de promessas bilionárias de ajuda internacional. Além disso, uma epidemia de cólera iniciada em outubro já matou mais de 1,6 mil pessoas no país caribenho.







Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895