Corrida entre Trump e Biden pela Casa Branca afunila nos EUA

Corrida entre Trump e Biden pela Casa Branca afunila nos EUA

Candidato democrata perdeu terreno no Arizona, mas pode buscar virada na Geórgia

Correio do Povo

publicidade

O clima de tensão pela definição da presidência dos Estados Unidos aumentou nas últimas horas, principalmente depois que o Donald Trump decidiu ingressar com pedidos de recontagem de votos em cinco estados. A corrida pela Casa Branca afunilou nesta quinta-feira, com Joe Biden perdendo terreno no Arizona, ainda que mantenha a liderança parcial, e com chances de virar no estado da Geórgia, o que lhe garantiria a conquista de 270 delegados e a presidência norte-americana. Os candidatos ainda brigam por Nevada, onde, conforme a CNN, o democrata lidera com pouco mais de um ponto percentual. Na Pensilvânia, Trump se mantém na frente, mas em todos os locais há muitos votos para serem contabilizados. 

A projeção do início desta quinta-feira coloca Joe Biden com 264 votos eleitorais e Donald Trump com 213. O quadro, porém, pode mudar conforme o passar das horas, já que na Geórgia o maior condado ainda tem 10 mil cédulas de votação para serem contadas. A informação foi repassada pelo diretor de eleições de Fulton, Richard Barron, em entrevista para a CNN na manhã de hoje. 

De acordo com a rede de notícias norte-americana, a administração de Fulton decidiu seguir com a contagem pela madrugada, sendo que 3 mil votos são tabulados por hora. Há ainda os chamados votos provisionais e dos militares que estão no exterior. O local é considerado um campo democrata e pode gerar a reação que Biden tanto espera. 

Arizona 

Depois de passar uma quarta-feira tranquila na liderança no Arizona, Biden viu a sua vantagem encolher nesta quinta-feira. O maior condado do estado, Maricopa, liberou hoje a segunda de duas levas de votos, deixando a liderança do democrata resumida a 10 mil cédulas. A diferença na mesma localidade já foi muito maior e superava os 70 mil votos. Hoje, segundo a CNN, um comunicado foi divulgado e as autoridades do condado foram obrigadas a fechar o escritório de eleições de Phoenix para o público por conta de manifestações a favor de Donald Trump. 

A esperança republicana de ganhar a eleição reside na manutenção da liderança na Geórgia e na Pensilvânia além de uma possível virada no Arizona. A crença dos apoiadores de Trump é de que se ocorrer uma virada no Arizona, a reeleição de Trump estará muito próxima. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895