Elizabeth Warren desistirá de disputa democrata à Casa Branca

Elizabeth Warren desistirá de disputa democrata à Casa Branca

Senadora progressista teve resultados negativos em vários estados

AFP

Warren conversará com sua equipe de campanha nesta quinta

publicidade

A candidata democrata à Casa Branca Elizabeth Warren, que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, abandonará a disputa pela indicação do partido após os resultados negativos em vários estados, informou a mídia americana nesta quinta-feira. Warren, uma senadora progressista de 70 anos de Massachusetts, conversará com sua equipe de campanha nesta quinta-feira e anunciará que suspenderá sua candidatura presidencial, segundo a CNN.

Última mulher entre os principais potenciais adversários de Donald Trump em novembro, Warren chegou a liderar algumas pesquisas no ano passado, mas nunca conseguiu formar uma ampla coalizão de apoio que se traduzisse em êxito nas urnas. A senadora não venceu uma única das quase 20 primárias democratas realizadas até agora e sofreu derrotas duras em Massachusetts, estado que representa no Senado, e em Oklahoma, onde foi criada.

Com sua saída, a primária democrata será um duelo entre Bernie Sanders, senador de Vermont de 78 anos com ideias próximas à de Warren, mas ainda mais radicais, e o moderado ex-vice-presidente Joe Biden, de 77 anos, ganhador de 10 dos 14 estados na disputa eleitoral da "Superterça". A decisão de Warren de abandonar a corrida surge um dia depois da do bilionário ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, que desistiu após decepcionantes resultados na "Superterça".

Bloomberg deu seu apoio a Biden. Segundo o "Times", Warren não pretende anunciar o endosso a nenhum dos dois. Sanders disse ontem à imprensa que conversou com Warren. A outra mulher na corrida pela indicação democrata é a representante pelo Havaí Tulsi Gabbard, de 38 anos, em último lugar e sem qualquer chance de deslanchar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895