Em meio a julgamento por corrupção, Netanyahu é designado para formar governo em Israel

Em meio a julgamento por corrupção, Netanyahu é designado para formar governo em Israel

Presidente Reuven Rivlin observou que faz nomeação com "reservas morais e éticas" e expressou seus temores pelo futuro do país em meio às divisões que resultaram em quatro eleições consecutivas inconclusivas

AFP e Correio do Povo

publicidade

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu foi designado nesta terça-feira para formar o próximo governo, um dia após as consultas do presidente Reuven Rivlin com os partidos que conquistaram cadeiras no Parlamento nas eleições legislativas de 23 de março, as quartas em menos de dois anos. "Tomei minha decisão com base nas recomendações (dos partidos), que indicam que o deputado Benjamin Netanyahu tem a maior possibilidade de formar o governo", anunciou.

Rivlin observou que ele estava fazendo isso com relutância, porque nenhum líder do partido parecia ter apoio suficiente para ter sucesso na formação de uma coalizão governante e porque ele tinha "reservas morais e éticas" dado o fato de que Netanyahu está sendo julgado por corrupção. Ele expressou seus temores pelo futuro do país em meio às divisões que resultaram em quatro eleições consecutivas inconclusivas.

“Esta não é uma decisão fácil do ponto de vista moral e ético, na minha opinião”, disse Rivlin. “E temo pelo meu país. Mas estou fazendo o que é exigido de mim como presidente do Estado de Israel, de acordo com a lei e a decisão do tribunal, e realizando a vontade do soberano – o povo israelense”.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895