Embraer cita sanções internacionais à Rússia sobre queda de avião do Grupo Wagner

Embraer cita sanções internacionais à Rússia sobre queda de avião do Grupo Wagner

Jato Legacy 600 da fabricante de aviões brasileira caiu de forma vertical próximo a Moscou

AE

Aeronave foi completamente destruída pelo impacto

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A explosão do Legacy 600 que levou à morte do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, na Rússia afeta a Embraer, ainda que indiretamente. O modelo do jato executivo tem um ótimo histórico de segurança, com apenas um acidente registrado em mais de 20 anos. Em 2006, foi um Legacy 600 que causou o acidente com o Boeing 737 da Gol no Mato Grosso, que matou 154 pessoas. De acordo com a lei internacional, a empresa brasileira pode enviar especialistas para cooperar nas investigações sobre o caso. Pelas imagens postadas, o jato aparentemente foi abatido no ar, o que descartaria qualquer possibilidade de falha mecânica.

A empresa emitiu um comunicado garantindo que cumpre as sanções internacionais adotadas contra a Rússia e não presta suporte à aeronave desde 2019. "A Embraer tomou conhecimento do acidente ocorrido com o Legacy 600 na Rússia, mas, até o momento, não tem maiores informações sobre o caso. A empresa tem cumprido as sanções internacionais impostas à Rússia, levando à suspensão do serviço de suporte ao avião desde 2019."

De acordo com o Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional - a Convenção de Chicago, de 1944 -, o país de origem do fabricante da aeronave tem direito de enviar uma equipe para participar da investigação sobre as causas do acidente.

Autoridades russas disseram que abriram uma investigação para apurar a queda do jato fabricado no Brasil. Os investigadores, segundo a imprensa local, estariam analisando múltiplas teorias sobre a queda do avião, "desde erro do piloto até defeitos técnicos".

Canais de mídia ligados ao Grupo Wagner sugeriram que um míssil de defesa aérea russo teria abatido o avião da Embraer. Analistas internacionais questionam se o governo da Rússia realmente permitirá que qualquer apuração sobre o caso seja realizada de maneira transparente e independente.

De acordo com dados publicados pelo Flightradar24, que rastreia o tráfego aéreo global em tempo real, o Legacy subiu e desceu rapidamente antes de cair. O avião nivelou a 28 mil pés (8,5mil metros) às 18h10 (horário local) e viajou em "vôo nivelado e velocidade consistente" até 18h19. "Neste ponto, o avião desce brevemente, antes de subir a uma altitude máxima de 30,1 mil pés (9,1 mil metros)", diz o Flightradar24 em sua conta no X (antigo Twitter). Em seguida, ele desce novamente para cerca de 27,5 mil pés (8,3 mil metros), depois para 19,7 mil pés, até cair verticalmente às 18h20.


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