Emirados Árabes Unidos e Catar reabrem suas embaixadas após anos de tensão

Emirados Árabes Unidos e Catar reabrem suas embaixadas após anos de tensão

Medida ocorreu após anos de tensões entre esses dois ricos países do Golfo

AFP

Embaixada do Catar em Abu Dhabi

publicidade

Os Emirados Árabes Unidos e o Catar reabriram suas respectivas embaixadas após anos de tensões entre esses dois ricos países do Golfo, anunciaram nesta segunda-feira (19).

Assim como Arábia Saudita e Bahrein, os Emirados se reconciliaram com o Catar em 2021, após uma interrupção de três anos, mas ainda não haviam reatado totalmente as relações.

Ambos os países restabeleceram sua "representação diplomática com a retomada das atividades da embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Doha e da embaixada do Catar em Abu Dhabi, assim como de seu consulado em Dubai a partir de segunda-feira", informa o comunicado oficial divulgado pelas agências de notícias dos dois Estados.

Em uma conversa por telefone, o ministro das Relações Exteriores dos Emirados, Abdullah bin Zayed, e o primeiro-ministro e chefe da diplomacia do Catar, Mohammed bin Abderrahman al Thani, "felicitaram-se" por esta etapa, relatou a agência WAM, dos Emirados.

Bahrein, Arábia Saudita, Emirados e Egito romperam relações com o Catar em 2017, acusando-o de apoiar organizações extremistas na região.

Desde a assinatura do acordo de reconciliação entre os países do Golfo em janeiro de 2021, Riade e Doha se aproximaram de maneira considerável, mas o processo foi mais lento com os outros países vizinhos.

Bahrein e Catar anunciaram que estavam retomando suas relações diplomáticas em abril.

A reconciliação ocorre em meio a um degelo geral na região, especialmente desde o restabelecimento das relações em março entre Arábia Saudita e Irã, grandes rivais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895