Energia elétrica é restabelecida no Chile após apagão

Energia elétrica é restabelecida no Chile após apagão

Cerca de 10 milhões de pessoas foram afetadas por blecaute no sábado

AFP

Corte paralisou o metrô, afetou telefonia celular e adiou espetáculos

publicidade

O ministro da Energia chileno, Rodrigo Álvarez, assegurou neste domingo que 97% do sistema elétrico foi recuperado depois do apagão de quase três horas que atingiu na noite de sábado cerca de 10 milhões de pessoas no centro do Chile, e se comprometeu em abrir uma investigação sobre as causas da falha. "É preciso investigar tudo. Primeiro é preciso investigar por que ocorreu a falha elétrica. Segundo, por que o sistema respondeu tecnicamente dessa forma", acrescentou.

O apagão teve início às 20h30 local e atingiu da Quarta Região (norte) à Sétima (sul), do total de 15 regiões, inclusive a totalidade da capital, onde há mais de 6 milhões de habitantes. O corte na energia paralisou o metrô, afetou a telefonia celular e adiou numerosos espetáculos programados para esta noite em Santiago, incluindo um show de Ricky Martin.

Em alguns bairros de Santiago a energia retornou parcialmente, após mais de 50 minutos de apagão, segundo as rádios locais. A falta de luz não provocou emergências de gravidade. Álvarez explicou que a falha ocorreu na subestação Ancoa, que sofreu uma queda momentânea de recepção de energia, produzindo uma instabilidade em todo o resto do sistema.

O último corte elétrico desse tipo ocorreu no país em março de 2010. Na ocasião, as autoridades disseram que o sistema elétrico chileno ia permanecer instável por pelo menos dois anos devido aos danos provocados pelo potente terremoto de 27 de fevereiro de 2010.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895