Equador não reconhece substituto do presidente do Paraguai

Equador não reconhece substituto do presidente do Paraguai

Rafael Corrêa pede que Unasul aplique sanções destinadas a países que não respeitam a democracia

AFP

Rafael Corrêa pede que Unasul aplique sanções destinadas a países que não respeitam a democracia

publicidade

O presidente do Equador, Rafael Corrêa, afirmou em pronunciamento oficial não reconhecer o novo presidente do Paraguai, Federico Franco. Até então vice, ele assumiu o cargo nesta sexta-feira, depois do Senado paraguaio votar o impeachment de Fernando Lugo.

“Não reconhecemos nenhum presidente paraguaio que não tenha sido legitimamente eleito”, enfatizou Correa, em entrevista ao canal de televisão multiestatal na América do Sul, Telesur.  Ele pediu à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a "aplicação da cláusula democrática" do grupo, que "determina não reconhecer tais governos e que prevê o fechamento das fronteiras" com os países fora do sistema democrático.

Ele classificou o processo que derrubou lugo de ilegítimo. "Chega de invenções. É preciso defender a verdadeira democracia, que se baseia na legalidade e na legitimidade. Oxalá a Unasul tome as decisões que deve tomar", convocou.

Com placar de 39 votos a favor e 4 contra, o Senado do Paraguai aprovou o impeachment de Lugo. O processo foi aberto na quinta pela Câmara dos Deputados. Os deputados de oposição acusaram Lugo de ser o responsável pelo conflito entre policiais e sem-terra em uma fazenda no último dia 15, que resultou na morte de 17 pessoas – episódio que culminou na crise política. A defesa de Lugo alegou não existirem provas de mau desempenho do ex-presidente na chefia do país.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895