Erdogan ordena início de obras na Turquia para criar "centro de gás" proposto por Putin

Erdogan ordena início de obras na Turquia para criar "centro de gás" proposto por Putin

Fornecimento foi afetado pelas sanções ocidentais impostas ao governo russo

AFP

publicidade

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ordenou seu governo a começar a trabalhar para criar um "centro de gás" na Turquia, proposto por seu homólogo russo Vladimir Putin para exportar o gás russo para a Europa, informou a mídia turca nesta sexta-feira (14).

"Instruímos nosso Ministério da Energia e a instituição pertinente na Rússia, juntamente com Putin, a trabalharem juntos", disse Erdogan em entrevista coletiva a bordo de seu voo de volta de Astana, no Cazaquistão, onde se encontrou com o presidente russo na quinta-feira.

O chefe de Estado turco garantiu que as obras começariam imediatamente e que o centro poderia ser construído no Noroeste da Turquia. Na quinta-feira, Putin propôs criar um centro de gás na Turquia em um momento em que o fornecimento de gás russo à Europa foi afetado pelas sanções ocidentais impostas a Moscou e pelas falhas no gasoduto Nord Stream.

O "centro de gás" proposto por Putin na Turquia "não faz sentido", já que os europeus querem reduzir sua dependência da energia russa, reagiu o governo francês na noite de quinta-feira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895