Erupção do Vulcão de Fogo deixa 65 mortos na Guatemala

Erupção do Vulcão de Fogo deixa 65 mortos na Guatemala

Erupção também deixou 46 feridos, além de mais de 3,2 mil evacuados no país

AFP

Erupção do Vulcão de Fogo deixa 65 mortos na Guatemala

publicidade

Ao menos 65 pessoas já morreram na Guatemala na erupção do vulcão de Fuego, que arrasou vários povoados com uma avalanche de lama e cinza incandescente, informaram nesta segunda-feira as autoridades. O porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), David de León, disse aos jornalistas que o número de mortos subiu após o início dos trabalhos de resgate.

As vítimas foram surpreendidas em várias comunidades localizadas na margem sul do monte, segundo David de León. A Conred informou ainda 46 feridos, 3.263 evacuados de suas casas e 1.687 pessoas levadas para abrigos nos departamentos de Escuintla e Sacatepéquez, que ao lado de Chimaltenango ssão os mais afetados pela erupção.

O panorama é desolador em toda a área atingida pelo vulcão. Cachorros e gatos também morreram queimados e os animais de estimação que ficaram vivos se refugiam nas casas, enquanto alguns são resgatados por seus donos apesar dos riscos.

Um grupo de moradores do local com panos nos rostos se protegia da poeira e tentava encontrar amigos e vizinhos entre os escombros. Na estrada, quatro veículos quase completamente destruídos e presos entre a espessa cinza evocavam a dimensão da tragédia.

O prefeito de Escuintla, Abraham Rivera, disse à agência de notícias AFP que durante a erupção de domingo o material piroclástico do vulcão transbordou e deu pouco tempo às pessoas para saírem. Mais de mil moradores de Los Lotes e outras aldeias atingidas aguardam em abrigos sem saber se voltarão a suas casas após o medo e a destruição deixados.

A potência da erupção causou uma chuva de cinzas que se dispersou por várias cidades, provocando o fechamento do aeroporto internacional da capital e a suspensão das aulas nos departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, que compartilham a jurisdição do Vulcão de Fogo, de 3.763 metros de altura.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895