Espanha "disposta" a enviar tanques Leopard para Ucrânia após autorização de Berlim

Espanha "disposta" a enviar tanques Leopard para Ucrânia após autorização de Berlim

Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos o país tem 327 tanques desse modelo

AFP

Leopard

publicidade

A Espanha também poderá enviar tanques alemães Leopard para a Ucrânia depois que a Alemanha autorizou os países europeus a fornecerem, para Kiev, quaisquer veículos blindados que possuam. A informação foi dada pela ministra da Defesa, Margarita Robles, nesta quarta-feira (25), em entrevista transmitida pela televisão pública. "A Espanha está disposta, dentro desta coordenação, a negociar com nossos aliados, o envio do Leopard" afirmou Robles. A ministra ainda ressaltou que Madri está pronta para oferecer "manutenção e treinamento" para a operação desses equipamentos.

"A Espanha está onde deveria estar. Não se entenderia internacionalmente que estivéssemos em outro lugar", afirmou horas antes o ministro da Presidência e braço direito de Pedro Sánchez, Félix Bolaños. Nenhum dos dois ministros especificou quando a ajuda poderá se materializar, ou quantos veículos blindados poderão ser enviados para Kiev. "Vamos entrar em contato com o grupo de coordenação criado pelos aliados para ver quais são as necessidades e, dentro das necessidades, quais são as capacidades da própria Espanha para poder fazer as entregas", salientou, Margarita Robles. 

Segundo ela, grande parte dos tanques Leopard que a Espanha tem "precisa de um ajuste" antes de poder ser entregue. "Alguns outros se encontram num estado lamentável, não podem ser objeto de qualquer tipo de entrega", reconheceu. Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), a Espanha conta hoje com 327 tanques Leopard.

Alemanha

Sob pressão de seus parceiros, a Alemanha autorizou nesta quarta-feira o envio de tanques Leopard para a Ucrânia, que os reivindicava, insistentemente, para se defender melhor da invasão russa, iniciada há quase um ano.  Berlim anunciou que entregará à Ucrânia 14 tanques Leopard 2A6 de suas reservas e autorizou seus parceiros europeus a enviarem os veículos blindados que possuírem.

 O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, aplaudiu nesta quarta-feira a decisão da Alemanha. "Em um momento crítico da guerra da Rússia, os tanques podem ajudar a Ucrânia a se defender, vencer e prevalecer como uma nação independente", disse Stoltenberg no Twitter.

Na Espanha, o anúncio gerou críticas dentro do próprio governo de coalizão, do partido minoritário dos socialistas ao partido radical de esquerda Podemos. "Muitos especialistas estão nos alertando de que o envio dos Leopard só contribuiria para a escalada da guerra e poderia ter uma resposta imprevisível" da Rússia, advertiu Ione Belarra, secretária-geral do Podemos, legenda que, desde o início, recusou-se a enviar armas para a Ucrânia.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895