Espanha formalizará ajuda bilionária antes de encontro da zona do euro

Espanha formalizará ajuda bilionária antes de encontro da zona do euro

EUA elogiaram ação para recapitalizar o sistema financeiro espanhol com 100 bilhões de euros

AE

publicidade

A Espanha fará o pedido formal de empréstimo da União Europeia (UE) antes do encontro dos ministros das Finanças da zona do euro previsto para ocorrer no dia 21 de junho em Luxemburgo. A Espanha reconheceu ser a maior vítima até o momento da prolongada crise da dívida da Europa ao concordar, neste sábado, em pedir recursos para recapitalizar seus bancos. O valor colocado à disposição do país é de até 100 bilhões de euros.

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, em um comunicado divulgado neste sábado, afirmou que os Estados Unidos saúdam "a ação da Espanha para recapitalizar seu sistema bancário e o comprometimento de seus parceiros europeus para prover apoio".

De acordo com uma fonte governamental, os fundos de resgate transitório e permanente da zona do euro serão usados para financiar os empréstimos. O Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), o fundo permanente, só se tornará operacional no final de julho.

A Espanha tornou-se o quarto país da zona do euro a pedir ajuda aos demais parceiros, na sequência de Portugal, Irlanda e Grécia. Mas é o primeiro a se beneficiar da nova flexibilidade dos fundos de resgate da zona do euro que permite ajuda direcionada aos bancos, com condições relacionadas especificamente ao setor. Os termos contrastam com as receitas de resgates precedentes que demandaram a implementação de cortes profundos no orçamento e uma ampla gama de reformulações econômicas amplas que se mostraram impopulares e, segundo os críticos, exacerbaram os problemas.

As autoridades da União Europeia afirmaram que a Grécia, a Irlanda e Portugal, os três países que já receberam resgates na zona do euro, assim como o Fundo Monetário Internacional (FMI) não levantaram objeções sobre as condições diferenciais dessa ajuda durante a teleconferência realizada neste sábado e que foi concluída com o anúncio de que a Espanha pedirá assistência financeira para os bancos descapitalizados. "Nenhum dos ministros levantou este assunto na conversa", disse a autoridade. As informações são da Dow Jones.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895