Espanha receberá barco com 629 migrantes rejeitado por Itália e Malta

Espanha receberá barco com 629 migrantes rejeitado por Itália e Malta

Agência da ONU declarou que a embarcação já está ficando sem mantimentos

AFP

Espanha receberá barco com 629 migrantes rejeitado por Itália e Malta

publicidade

A Espanha receberá o barco "Aquarius" com 629 migrantes, atualmente em águas do Mediterrâneo, depois que a Itália e Malta se negaram a acolhê-lo, anunciou nesta segunda-feira o governo de Pedro Sánchez, afirmando que a decisão pretende evitar uma catástrofe humanitária. "É nossa obrigação ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e oferecer 'um porto seguro para essas pessoas'", indicou o comunicado do governo. A nota diz ainda que o porto escolhido por Sánchez para a recepção do barco é o de Valência (leste).

O Aquarius, fretado pela ONG SOS Méditerranée, resgatou no sábado 629 migrantes, incluindo sete mulheres grávidas, 11 crianças pequenas e 123 menores de idade sem responsáveis, mas a embarcação está em "stand-by" no mar, perto de Itália e Malta, que se negam a dar acesso a qualquer porto. Em um comunicado, a agência da ONU para os refugiados fez um "apelo aos governos envolvidos para permitir o desembarque imediato de centenas de pessoas retidas no Mediterrâneo desde sábado a bordo de um barco de resgate, o Aquarius", e acrescentou que as "pessoas na embarcação estão ficando sem mantimentos".

A Comissão Europeia também pediu nesta segunda-feira uma "solução rápida" para o caso. Malta reiterou no domingo sua recusa a receber este barco, apesar do pedido da Itália, que também se mostra decidida a não permitir a entrada em nenhum de seus portos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895