"Espionagem entre amigos, isso não se faz", diz Merkel

"Espionagem entre amigos, isso não se faz", diz Merkel

Chanceler disse que passou a mensagem para o presidente dos Estados Unidos

AFP

Merkel falou sobre espionagem dos EUA em seu celular

publicidade

A chanceler alemã Angela Merkel, que teve seu celular grampeado pela Agência Nacional de Segurança americana (NSA), afirmou nesta quinta-feira, ao chegar à cúpula de chefes de Estado e de Governo, que amigo não espiona amigo. Ela disse ter passado esta mensagem ao presidente Barack Obama, a quem pediu explicações.

Merkel vai se reunir com o presidente francês, François Hollande, para tratar da questão da espionagem dos Estados Unidos. "Os fatos são os fatos. Não podemos aceitar, seja de quem for, uma espionagem sistemática. São necessárias medidas e não se pode imaginar isso a nível de um único país, são necessárias medidas europeias (...) para que cesse esta atitude", afirmou, por sua parte, o primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, que teve casos de espionagem também registrados em seu país.

A Alemanha convocou o embaixador americano em Berlim nesta quinta-feira para tratar das suspeitas de que Washington espionou o telefone celular de Merkel. Nessa semana, a França já havia pedido informações sobre a suspeita de espionagem dos EUA. Segundo o jornal Le Monde, a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana efetuou 70,3 milhões de gravações de dados telefônicos de franceses, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. O Le Monde cita documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden, atualmente exilado na Rússia.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895