Estudantes desaparecidas na Nigéria são resgatadas após ataque do Boko Haram

Estudantes desaparecidas na Nigéria são resgatadas após ataque do Boko Haram

Ministro do estado afirmou que 111 mulheres e meninas ainda estavam sumidas

AFP

Estudantes desaparecidas na Nigéria são resgatadas após ataque do Boko Haram

publicidade

Algumas estudantes desaparecidas esta semana na região nordeste da Nigéria após um ataque do grupo extremista Boko Haram contra sua escola foram resgatadas, anunciou nesta quinta-feira uma fonte oficial local. Algumas das 111 jovens desaparecidas em um colégio para meninas da cidade de Dapchi foram encontradas pelas forças nigerianas e levadas para um local seguro, afirmou Abdullahi Bego, porta-voz do governador do estado de Yobe. O porta-voz não revelou um número exato de estudantes libertadas ou as circunstâncias em que elas conseguiram a liberdade.

De acordo com moradores da região, milicianos do grupo extremista nigeriano, fortemente armados, atacaram na segunda-feira a cidade de Dapchi. Eles atiraram para o alto e detonaram granadas. Muitas estudantes e professoras fugiram pelo medo de sequestro, como o que aconteceu com as alunas de Chibok, no estado vizinho Borno, há quatro anos.

Um ministro do estado de Yobe afirmou que "815 estudantes" retornaram e que faltavam outras 111. O grupo Boko Haram realiza desde 2009 uma insurreição violenta no nordeste da Nigéria, que deixou mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados. Seus milicianos sequestraram milhares de pessoas, incluindo mulheres e crianças. O sequestro de 276 estudantes em 2014 provocou uma onda de indignação mundial.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895