ETA entrega lista de depósitos de armas após 40 anos de violência

ETA entrega lista de depósitos de armas após 40 anos de violência

Esconderijos contariam com três toneladas de explosivos e milhares de munições

AFP

ETA entrega lista de depósitos de armas após 40 anos de violência

publicidade

Após mais de quatro décadas de violência, o grupo separatista basco ETA entregou neste sábado uma lista de esconderijos às autoridades francesas, que encararam o gesto como "um grande passo" e lançaram uma operação policial para localizá-los.

"Esta etapa de neutralização de um arsenal de armas e explosivos é um grande passo", um "dia sem dúvida importante", disse o ministro do Interior francês, Matthias Felk. Segundo o ex-presidente da Liga Francesa de Direitos Humanos, associado ao processo, Michel Tubiana, os esconderijos contêm "120 armas de fogo, três toneladas de explosivos e milhares de munições".

O ministro anunciou o lançamento de uma operação policial para localizar os oito esconderijos detalhados na lista. Teoricamente, devem encontrar nestes locais todas as armas e explosivos que restam ao ETA, que havia prometido um "desarmamento total".

A entrega desta lista foi anunciada mais cedo pela Comissão Internacional de Verificação (CIV), uma estrutura não reconhecida pelos governos espanhol e francês, mas apenas pelo executivo regional basco que trabalha pela paz.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895