EUA abrem barragem para evitar inundações em Nova Orleans e Baton Rouge

EUA abrem barragem para evitar inundações em Nova Orleans e Baton Rouge

Derretimento de neve e tempestades fizeram o rio Mississippi transbordar

AE

EUA abrem barragem para evitar inundações em Nova Orleans e Baton Rouge

publicidade

O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos abriu uma das eclusas da barragem de Morganza, na Louisiana, na tentativa de aliviar as inundações ao longo do rio Mississippi, que ameaçam várias cidades. Por causa de uma série de tempestades e de derretimento de neve nas Montanhas Rochosas, o fluxo do Mississippi alcançou 42,5 mil metros cúbicos por segundo em Red River Launching, cerca de 90 quilômetros ao norte de Baton Rouge.

A abertura permitiu que 283 metros cúbicos de água por segundo saíssem do Mississippi para inundar a Bacia de Atchafalaya. Conforme o Exército, cerca de 25 mil pessoas vivem nessa região, onde há 13 mil edificações e criadouros de ostras e de peixes que poderão ter de enfrentar uma inundação de até 7 metros de altura.

A porta-voz do Corpo de Engenheiros do Exército, Rachel Rodi, disse que as eclusas continuarão a ser abertas conforme necessário. No total, a barragem de Morganza tem 125 eclusas e a abertura de todas elas permitiria a passagem de 17 mil metros cúbicos de água por segundo.

O objetivo da operação é impedir grandes inundações em cidades como Baton Rouge e Nova Orleans, além de beneficiar as refinarias de petróleo situadas às margens do Mississippi, que respondem por cerca de 14% da capacidade de refino dos EUA. A cheia do rio obrigou algumas delas a fechar seus oleodutos e interrompeu o transporte por barcaças, agravando a alta dos preços da gasolina no país.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895