EUA aprova programa de inspeção para retomada de voos do Boeing 737 MAX 9

EUA aprova programa de inspeção para retomada de voos do Boeing 737 MAX 9

Aeronaves estão em terra desde falha em voo da Alaska Airlines

AFP

Avião teve descompressão durante voo

publicidade

Os reguladores dos Estados Unidos aprovaram, nesta quarta-feira, um plano detalhado de inspeção para permitir que os aviões Boeing 737 MAX voltem a voar. Um pouso de emergência no começo do ano os manteve em solo desde o início de janeiro.

Pouco depois de a Administração Federal de Aviação (FAA) anunciar os protocolos de inspeção para os Boeing 737 MAX 9, a United Airlines disse que espera que as aeronaves paradas voltem ao serviço a partir de domingo. “Só devolveremos cada avião MAX 9 ao serviço uma vez que este processo de inspeção abrangente tenha sido concluído”, disse um comunicado de Toby Enqvist, diretor de operações da United.

O anúncio da FAA é um passo importante depois que a agência deixou em terra 171 aviões MAX 9 após o incidente em 5 de janeiro em um avião da Alaska Airlines.Os aviões 737 MAX parados têm a mesma configuração do avião da Alaska Airlines que sofreu a ruptura de um painel da fuselagem, expondo os passageiros ao ar livre e forçando um pouso de emergência.

Ninguém ficou ferido no incidente, mas os inspetores de segurança disseram que poderia ter sido catastrófico. Sob o processo de “manutenção aprimorada” da FAA, as companhias aéreas realizarão uma inspeção em porcas e acessórios específicos, inspeções visuais detalhadas de plugues e componentes e abordarão “qualquer dano ou condição anormal”, disse a FAA.

A inspeção garantirá que as peças "estejam em conformidade com o design original, que é seguro para operar”, afirmou a FAA.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895