EUA estão "razoavelmente seguros" de que "Jihadista John" morreu em ataque

EUA estão "razoavelmente seguros" de que "Jihadista John" morreu em ataque

Militante era o carrasco britânico do grupo Estado Islâmico

AFP

EUA estão razoavelmente seguros de que Jihadista John morreu em ataque

publicidade

Os militares dos Estados Unidos estão "razoavelmente seguros" de que mataram o carrasco britânico do grupo Estado Islâmico (EI) "Jihadista John", indicou nesta sexta-feira um porta-voz militar americano durante uma videoconferência a partir de Bagdá. Mas "levará tempo, como é sempre o caso, para declarar formalmente e provar que conseguimos", afirmou o coronel Steven Warren.

Os Estados Unidos direcionaram na quinta-feira um ataque de drone contra o "Jihadista John", cujo verdadeiro nome é Mohammed Emwazi, apresentado como o carrasco encapuzado que decapitou prisioneiros em vídeos do EI. A morte do "Jihadista John" é importante porque ele era "uma espécie de celebridade do EI, uma espécie de rosto" para o grupo extremista, afirmou o coronel Warren. "Este é certamente um golpe significativo para o prestígio" do grupo Estado Islâmico, mas "não era uma pessoa importante" na organização operacional do grupo, acrescentou. Era "um animal humano. Sua morte faz provavelmente o mundo um lugar um pouco melhor para se viver", disse o porta-voz.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou nesta sexta-feira que o ataque americano contra o jihadista foi um "ato de auto-defesa", acrescentando não ter certeza de sua morte.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895