EUA suspende alguns bloqueios de ajuda humanitária à Coreia do Norte

EUA suspende alguns bloqueios de ajuda humanitária à Coreia do Norte

Alívio da pressão sobre Kim Jong-Un ocorre antes de cúpula com Trump

AFP

Alívio da pressão sobre Kim Jong-Un ocorre antes de cúpula com Trump

publicidade

Os Estados Unidos estão suspendendo o bloqueio à ajuda humanitária à Coreia do Norte na ONU, poucas semanas antes da segunda cúpula entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un. A pedido de Washington, foram deixadas em suspenso várias solicitações de grupos de ajuda humanitária para aprovar exceções às duras sanções impostas pela ONU contra a Coreia do Norte. Em alguns casos, esses pedidos haviam sido ignorados durante vários meses.

No entanto, nas últimas semanas, Washington deu seu aval ao comitê de sanções da ONU para aprovar oito pedidos de itens como bombas solares, peças de encanamento, latas de leite, rodas de trator e cadeiras de rodas pediátricas. Segundo diplomatas e grupos humanitários, a aprovação desses pedidos poderia aumentar o envio de ajuda humanitária a uma população, em projeção da ONU, que tem 10,5 milhões de pessoas, 41% da população, desnutridas.

A crise alimentar na Coreia do Norte, combinada com uma alta incidência de tuberculose, despertou o alarme entre grupos de ajuda, enquanto Washington espera que Pyongyang tome medidas para abandonar seu programa de armas nucleares. Trump pretende realizar uma segunda cúpula com Kim em fevereiro, provavelmente no Vietnã, para chegar a um acordo sobre medidas concretas para a desnuclearização da península coreana.

As resoluções de sanções da ONU especificam que as duras medidas tomadas contra a Coreia do Norte para seus testes nucleares e de mísseis balísticos não devem levar à suspensão da ajuda humanitária.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895