Europa coloca à disposição do Japão centros para contaminados por radiação nuclear

Europa coloca à disposição do Japão centros para contaminados por radiação nuclear

Mais de 500 locais de transplante de medula óssea foram contactados

Agência Brasil

publicidade

Os centros de atendimento à saúde da Europa, cuja especialidade é contaminação por radiação nuclear, se preparam para receber as vítimas dos vazamentos e explosões do Japão. Mais de 500 centros europeus de transplante de medula óssea foram contactados para receber, se for necessário, as vítimas dos acidentes na Central Nuclear de Fukushima 1.

• Leia mais notícias sobre a crise no Japão

A decisão foi anunciada pelo Grupo Europeu para a Transfusão de Sangue e para o Transplante de Medula Óssea (EMBT, na sigla em inglês), cuja sede fica em Barcelona, na Espanha. “Admitimos a hipótese de que podemos receber 200 pessoas ou mais, vítimas dos efeitos das radiações”, disse o chefe do Comitê de Acidentes Nucleares do EMBT, Ray Powles.

Ele afirmou ainda que a organização entrou em contato com 536 centros, com os quais mantém vínculo, para saber se há capacidade para tratar eventuais vítimas de uma exposição à radioatividade, na sequência dos acidentes na Central Nuclear de Fukushima 1. Segundo ele, todos se mostraram dispostos a cooperar.

“Estejamos conscientes de que há uma real preocupação sobre a possibilidade de um número significativo de trabalhadores que tentam controlar a central nuclear danificada no Japão estar recebendo doses de radioatividade, pois seus corpos estão expostos”, disse Powles.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895