Exército chadiano entra na Nigéria para lutar contra o Boko Haram

Exército chadiano entra na Nigéria para lutar contra o Boko Haram

Grupo extremista tomou a cidade há vários meses

AFP

Exército do Chade começou a bombardear de novo na segunda-feira posições do grupo Boko Haram na cidade de Gamboru

publicidade

As tropas chadianas mobilizadas na fronteira com a Nigéria entraram nesta terça-feira na cidade nigeriana de Gamboru, depois de violentos combates com os islamitas do Boko Haram, segundo um jornalista da AFP no local.

Os blindados e os soldados chadianos passaram pela ponte que separa a cidade camaronesa de Fotokol de Gamboru depois de bombardeios aéreos e de artilharia e trocaram disparos com os islamitas, que tomaram a cidade há vários meses.

O exército do Chade começou a bombardear de novo na segunda-feira posições do grupo Boko Haram na cidade de Gamboru, a base do Boko Haram na fronteira com o Camarões, onde islamitas nigerianos.

Gamboru está separada por uma ponte de 500 metros de comprimento da cidade camaronesa de Fotokol, onde foram registrados combates na sexta-feira entre a guerrilha e os soldados do Chade, que mobilizaram um importante contingente para ajudar o vizinho Camarões a enfrentar o Boko Haram.

O grupo extremista deixou mais de 13 mil mortos desde seu levante, em 2009, em uma ofensiva na qual conquistou vários territórios no nordeste da Nigéria e chegou a entrar no Camarões. Depois que a ascensão do Boko Haram derivou em uma crise regional, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) acordou a criação de uma força conjunta de 7,5 mil homens para combater os jihadistas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895