Exército chinês diz que esmagará qualquer tentativa de independência de Taiwan

Exército chinês diz que esmagará qualquer tentativa de independência de Taiwan

Ilha realizará eleição presidencial no domingo

AFP

Ilha realizará eleição presidencial no domingo

publicidade

O Exército chinês prometeu nesta sexta-feira (12) "esmagar" qualquer tentativa de promover a "independência" de Taiwan, às vésperas de uma eleição presidencial crucial na ilha, a qual Pequim diz fazer parte de seu território.

"O Exército Popular de Libertação da China mantém uma alta vigilância a todo o momento e tomará todas as medidas necessárias para esmagar, com firmeza, as tentativas de 'independência de Taiwan' em todas as suas formas", declarou o porta-voz do Ministério da Defesa, Zhang Xiaogang, em um comunicado.

Um sério perigo

A China descreveu o favorito na eleição presidencial de Taiwan, o candidato do partido no poder, Lai Ching-te, como um "sério perigo", informou a imprensa estatal nessa quinta-feira (11), três dias antes da votação na ilha semiautônoma.

O Gabinete de Assuntos de Taiwan "expressou a esperança de que os compatriotas taiwaneses vejam (...) o sério perigo representado pela instigação de conflitos por Lai através do Estreito (de Taiwan) e tomem a decisão certa", segundo um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias Xinhua.

A declaração incluiu comentários do porta-voz desse gabinete, Chen Binhua. Em resposta, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, criticou as "interferências repetidas" da China nas eleições da ilha. "As próximas eleições de Taiwan estão sob os olhares internacionais e a repetida interferência (chinesa) rouba o foco. Francamente, Pequim deveria parar de se intrometer nas eleições de outros países e celebrar as suas próprias", postou Wu na rede social X.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895