Exército ucraniano deixa aeroporto de Donetsk

Exército ucraniano deixa aeroporto de Donetsk

Combates contra os rebeldes pró-Rússia deixaram ao menos 42 mortes nesta quinta-feira

AFP

Leste da Ucrânia viveu nesta quinta-feira um de seus dias mais sangrentos

publicidade

O exército ucraniano sofreu nesta quinta-feira um grande revés com a perda do aeroporto de Donetsk, no momento em que os combates com os rebeldes pró-russos ganham intensidade com ao menos 42 mortes em 24 horas.

Diante dos últimos acontecimentos, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, reuniu seu estado-maior para responder à agressão russa.

Desde o início do conflito, em abril, com a anexação da Crimeia por parte da Rússia e o despertar dos separatismos pró-russos no leste do país, mais de 5 mil pessoas morreram nos combates entre as tropas leais a Kiev e os insurgentes, segundo a OSCE.

O leste da Ucrânia viveu nesta quinta-feira um de seus dias mais sangrentos em nove meses de conflito e depois de um período de relativa calma em razão da assinatura em setembro de um cessar-fogo em Minsk.

Ao menos 42 pessoas, entre civis e militares, morreram em 24 horas nas regiões de Donetsk e Lugansk, segundo uma contagem da AFP estabelecida a partir de informações oficiais do exército ucraniano e das autoridades separatistas.

O ataque mais sangrento ocorreu em um bairro de Donetsk, onde ao menos 13 civis morreram em um ônibus elétrico bombardeado. Dez pessoas também morreram em Gorlivka, na região de Donetsk, segundo um comandante separatista, Eduard Bassurin.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895