Explosão de dois carros-bomba na Somália deixa ao menos nove mortos

Explosão de dois carros-bomba na Somália deixa ao menos nove mortos

Invasão de veículo na área da pasta ocasionou tiroteio

AFP

publicidade

Pelo menos nove pessoas, incluindo crianças, morreram neste sábado (29) na explosão de dois carros-bomba em frente ao Ministério da Educação da Somália, na capital Mogadíscio, informaram fontes de segurança e testemunhas. As duas "explosões simultâneas" ocorreram em uma estrada em frente ao ministério e causaram "várias vítimas", disse Sadik Dudishe, porta-voz da polícia somali.

Outro policial, Ibrahim Mohamed, disse que um dos veículos carregados de explosivos conseguiu entrar no complexo do ministério, o que levou a um tiroteio. "Alguns minutos depois, outra explosão ocorreu na mesma área", acrescentou.

"Eu estava entre os primeiros agentes de segurança que chegaram na área, vi os corpos de nove pessoas, a maioria civis, incluindo uma mulher e crianças", declarou o oficial de segurança Ahmed Ali, acrescentando que os ataques deixaram dezenas de feridos.

Outro oficial, Yusuf Abdullahi, comunicou o mesmo número de vítimas. "Os terroristas implacáveis mataram mães. Algumas morreram com seus filhos nas costas", disse o porta-voz da polícia Sadik Dudishe, sem fazer um balanço das vítimas.

Segundo Dudishe, os alvos dos ataques foram "estudantes e outros civis". De acordo com uma testemunha, Abdirahman Ise, havia muitas pessoas na estrada que faz fronteira com o ministério no momento da primeira explosão."Vi muita fumaça ao redor do ministério e muitos danos", disse outra testemunha, Amino Salad. Este tipo de ataque - que não foi reivindicado até o momento - é geralmente atribuído pelas autoridades somalis aos milicianos jihadistas do Al Shabab, que atacam regularmente a capital e as principais cidades da Somália.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895